Novembro Azul – A Importância da prevenção

Novembro Azul – A Importância da prevenção

No mês de Novembro temos o inicio da campanha mundial de prevenção ao câncer de próstata, intitulado Novembro Azul, que marca a transição do Outubro Rosa e relembra ao público masculino que também é necessário se prevenir e cuidar.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer a estimativa para 2018 é mais de 68 mil casos novos de câncer de próstata no Brasil. O câncer de próstata é o mais incidente na população masculina exceto melanoma. Em 2018, cerca de 70 mil casos foram registrados.

Infelizmente, alguns homens ainda têm preconceito ou medo de procurar um urologista. O diagnóstico consiste basicamente em três exames: toque retal, exame de PSA no sangue e ultrassom transretal para biópsia da região. O mais importante é a consciência da população em geral com relação à prevenção, melhorando assim a estatística de cura da doença.

Com o diagnóstico constatado no inicio da doença a chance de cura é maior, por isso a prevenção anual é importante. O exame é indicado para homens a partir dos 50 anos de idade, mas nada impede de ser verificado com antecedência, em especial, para aqueles que possuem histórico da doença na família.

Assim como os outros tipos de tumores, adotar práticas saudáveis é considerada como medida preventiva:

  • Nutra uma alimentação balanceada, com base em pouca ingestão de gordura e certa variedade de frutas e vegetais;
  • Tenha uma rotina de exercícios físicos;
  • Evite o tabagismo, grande agravante do câncer de próstata, assim como várias outras doenças.

No início o paciente com câncer de próstata pode não ter nenhum sintoma, por isso a necessidade de acompanhamento médico regular. Quando há o aparecimento de sintomas, os mais comuns são: dificuldade de urinar, necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite, como também aparecimento de sangue na urina. Ao perceber qualquer um destes sintomas, a consulta deve ser imediata, a fim da identificação mais precoce da doença e melhor resposta ao tratamento.

O Instituto Renovatta apoia a campanha Novembro Azul, e trouxe este artigo para atuar como uma das várias ferramentas de conscientização à prevenção do câncer de próstata. É possível ser um herói de diversas formas, mas para isso, você precisa estar em seu melhor; realize o exame, pois se cuidar também é um ato de bravura.

Compartilhe esse post

WhatsApp chat