fbpx
A limpeza por um fio! – Tudo o que você precisa saber sobre o uso correto do fio dental!

A limpeza por um fio! – Tudo o que você precisa saber sobre o uso correto do fio dental!

Por vezes esquecido, o fio dental é essencial para complementar o ritual de limpeza dos dentes, sendo capaz de atingir de forma mais efetiva os lugares onde a escovação comum não consegue atingir, como entre os dentes e próximo à gengiva.

Estudos comprovam que apenas 40% da população brasileira tem o hábito de comprar e utilizar o fio dental, o que é alarmante, pois indica que mais da metade da nação se expõe ao possível desenvolvimento de doenças bucais que poderiam ser evitadas com uma simples alteração em sua rotina.

 

Quais riscos eu me exponho se não utilizar?

O mau uso, ou a falta dele, pode fazer com que pequenos resquícios de alimentos se acumulem entre os dentes, e desta forma, com o passar do tempo, se tornem problemas mais graves, tais como:

 

  • Mau hálito – Além de incômodo, o mau odor na boca se deve aos restos de alimentos não retirados na limpeza, que estragam com o passar do tempo e contribuem para a formação de odores.
  • Dentes Amarelos – Quando não é adequadamente removida, a placa bacteriana formada através do acúmulo de sujeira entre os dentes pode endurecer e formar o tártaro, deixando os dentes amarelados e mais propensos a cáries.
  • Periodontite – A sujeira acumulada inflama as gengivas, tornando-as avermelhadas e mais sensíveis, propensas a pequenos sangramentos. Esta inflamação pode evoluir para um caso de periodontite, onde a inflamação é tanta que pode enfraquecer e causar a perda dos dentes.
  • Alterações internas – As bactérias que se proliferam entre a sujeira nos dentes podem influenciar no organismo através dos níveis de colesterol, glicose, triglicérides e a contagem de glóbulos brancos na circulação. Quanto menos cuidado há com a higiene bucal, maiores as chances de alterações nesses indicadores de saúde.
  • Problemas Cardíacos – Pode parecer exagero, mas não é! Há casos em que as bactérias que se formaram através dos restos de alimentos na boca, com o tempo, desenvolvem um caso de periodontite, e então entram em contato com o sistema circulatório através da raiz. Uma vez na corrente sanguínea, estes seres microscópicos podem chegar ao coração, e causar problemas sistêmicos, arritmia ou até mesmo um infarto.

 

Fio e fita dental são iguais?

Não. O mercado predispõe uma grande variedade de sabores e embalagens, que agradam os mais diversos gostos, mas é preciso saber a diferença entre os tipos de fio dental:

  • Fio Dental Multifilamento – Feito de náilon, possui diversas cordinhas, que se abrem ao atrito, formando uma pequena rede capaz de coletar uma grande porção de resíduo.
  • Fio Dental Monofilamento – Diferente do multifilamento, esta opção não se rompe com tanta facilidade, se tornando ideal para quem possui o espaço entre os dentes mais estreito.
  • Fita Dental – Possui uma superfície de contato maior, se tornando bem eficiente.

 

E como utilizar corretamente?

O processo é simples e deve ser feito ao menos uma vez ao dia, antes da escovação.

  1. Utilize um pedaço com aproximadamente 40 cm de comprimento;
  2. Enrole as pontas em seus dedos indicadores de cada mão, reforçando com os polegares e deixando um espaço de fio livre com aproximadamente 10 cm entre eles;
  3. Passe o fio suavemente entre cada um dos dentes;
  4. Aproxime-se da linha da gengiva com cuidado para evitar machucá-la;
  5. Faça movimentos de vai e vem de forma contínua e suave;
  6. Troque o espaço do fio utilizado para cada dente;
  7. Repita o processo tanto na arcada superior como também na inferior.

 

Você sabia que o uso do fio dental era tão importante pra saúde bucal? Conte pra gente aqui através dos comentários!
Aproveite também e venha cuidar do seu sorriso aqui no Instituto Renovatta!
Agende sua avaliação gratuita, em um ambiente completamente voltado para a sua saúde e bem-estar, aqui em Araras.
Entre em contato através do telefone (19) 3541-1076 ou do Whatsapp (19) 99775-1989.

Compartilhe esse post

WhatsApp chat