fbpx
Respondemos as 7 maiores dúvidas sobre implantes dentários!

Respondemos as 7 maiores dúvidas sobre implantes dentários!

Não é incomum que, em algum momento da vida, uma pessoa acabe perdendo umou mais dentes.  Fatores inúmeros como uma cárie mal cuidada, ou acidente, ou até mesmo alguma doença gengival, podem fazer com que o caso seja irreversível e o dente caia (ou necessite ser extraído).
Hoje, com os avanços da odontologia, é possível recuperar esta perda através de um implante dentário, processo que substitui a raiz por uma estrutura de titânio onde é aplicada uma coroa, substituindo o dente perdido.
Fizemos recentemente uma postagem em nosso Instagram, onde disponibilizamos um espaço para vocês tirarem suas dúvidas sobre este assunto. Com estas questões, criamos este artigo para solucionar as 7 maiores dúvidas sobre os implantes dentários!

Qual a faixa etária indicada para a inserção de implantes?

A estrutura metálica do implante é inserida diretamente no osso do maxilar. Sendo assim, é recomendável aguardar o crescimento ósseo cessar, para que não haja alteração no seu desenvolvimento. Esta fase tende a se situar entre os 18 e 20 anos, mas o ideal é sempre avaliar o caso primeiramente com um dentista especializado.

Quanto tempo dura o processo?

O processo de implantação é um procedimento cirúrgico e possui etapas que devem ser respeitadas para que seja um sucesso e a saúde do paciente continue íntegra. Ao todo, o processo costuma levar em torno de 4 meses, e os resultados obtidos são muito mais do que estéticos.

Por que fazer? Quais os benefícios?

Além do fator visual, o uso de implantes também traz benefícios para a saúde do usuário, como a qualidade de vida e a melhora na mastigação, que não sobrecarrega a musculatura facial nem a torna unilateral.
O procedimento também beneficia a fala, que é prejudicada na perda de um dente, e também garante que você possa sorrir sem medo, com a certeza de que a prótese não irá se mover por ser fixa, diferentemente de uma ponte.

 

É preciso consultar um especialista, ou qualquer dentista está apto a fazer?

O profissional especializado em implantodontia é o indicado para a colocação dos mesmos, por ter conhecimento e preparo adequado para garantir o sucesso do processo. Um implante mal feito pode causar desde infecções a problemas na articulação da boca.

Dói?

Com a evolução tecnológica na odontologia este tratamento se transformou e, hoje em dia, são praticamente indolores. A maior parte do procedimento é realizado em tecido ósseo, região pouco enervada no corpo. A recuperação não acarreta problemas desde que o paciente siga todas as orientações passadas pelo dentista.

Como funciona?

É realizada primeiramente uma avaliação, como todo processo cirúrgico, para se entender melhor a necessidade do paciente e os meios a serem tomados; e logo após as devidas precauções, é realizada a colocação do implante dentário, onde é inserida a estrutura de titânio na parte óssea do maxilar. Então, a fase mais delicada tem início, chamada de osseointegração, onde o organismo inicia o processo de cicatrização e integração do parafuso ao organismo. Por ser feito de titânio, ele é biocompatível sem chances de ser rejeitado. Por último e não menos importante, é efetuada a colocação da prótese, que é feita no tamanho e coloração mais próxima possível para que o resultado final seja natural.

Como cuidar posteriormente?

Após o processo de inserção do implante, são necessários cuidados orais para manter a saúde em dia.
A higienização correta, após cada refeição, com o uso de fio dental e escovas adequadas podem ajudar a limpar mais profundamente ao atingir as áreas em volta do implante. Visitar o dentista regularmente para limpezas e exames de rotina também irão auxiliar e garantir a integridade dos implantes. Parar com hábitos como o consumo de alimentos demasiadamente duros e o tabagismo também são cruciais, visto que forçam a estrutura e enfraquecem o tecido ósseo, acarretando o risco de falhas posteriores.

Você possui alguma dúvida que não esteja listada aqui? Deixe nos comentários logo abaixo do post e responderemos assim que possível!
Não deixe de aproveitar o mês dos implantes no Instituto Renovatta e conheça uma condição especial para você! Entre em contato até dia 30 de Setembro de 2019 através do telefone (19) 3541-1076 ou do Whatsapp (19) 99775-1989 e garanta sua avaliação gratuita!

Compartilhe esse post

WhatsApp chat